quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dinyz Domingos






Dinyz, luz e cor.

por: Renato Wöhlke*

Dinyz está associado às artes plásticas da região de Itajaí SC, à pintura, mais especificamente, como dos mais antigos e expressivos.


A firmeza madura dos seus pincéis diz do seu currículo de experimentado e viajado, com exposições inúmeras, produção fecunda e obra que, no exterior até, representam, não somente a ele, mas a nossa terra catarinense. Mestre de várias gerações de artistas, que hoje buscam suas identidades e expressões pessoaisdeu-lhes técnicas e inspiração, estímulo e exemplo.

Pesquisador inquieto, como exigem as artes plásticas, tem sido fiel. Entretanto, ao impressionismo colorido e luminoso com que representa figuras humanas, naturezas mortas, paisagens, flores e marinhas. Sua fidelidade, pra ser exato, não é ao impressionismo dito como técnica, mas a si mesmo, posto que tem uma alma impressionista, que se revela a tudo que faz, sensibilizado, desde de garoto, onde se criou, na foz do Rio Itajaí-Açu. Ali, não teve como evitar o impacto energético sobre sua alma, de gente simples, das curvas do rio, do bater estrondoso das vagas nas rochas, do espelhar do céu no brilho da praia, quando as ondas voltam em refluxo e até o costão que lhe contorna. Sim, as flores, as naturezas mortas, e os casarios, às vezes, de velhas ruas, de velhas cidades de igrejas e fachadas açorianas.


Vejo Dinyz sempre iluminado e colorido por dentro, com a mesma luz que ilumina e colore a natureza que lhe é circundante, e que lhe proporciona tão continua inspiração.

Suas obras são banhadas de luz e cor.

A busca dos seus trabalhos, como apetitosa posse, por tantos quantos conhecem, decorre dessa vontade que todos temos, meio invejosa, de também possuirmos parte dessa natureza bela com que nos identificamos, e que somente ele, com destreza, sabe expressar.

* Renato Wöhlke ; é critico de arte, escritor e professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)



Um comentário:

  1. Parabéns pelos lindos trabalhos!!!!!Estamos muito felizes e orgulhosos...Beijos!!!!

    ResponderExcluir